Notícias
mulher com pernas a mostra fazendo prevenção contra estrias| como evitar as estrias?

Como evitar as estrias?

As estrias são um incômodo principalmente na vida das mulheres, pois prejudicam a autoestima e a qualidade de vida. São mais comuns nas regiões da mama, quadril, abdômen, braços e costas.

O que são estrias?

As estrias são cicatrizes ocasionadas pela quebra das fibras elásticas e de colágeno. Estas fibras estão na camada mais profunda da pele. A estria se inicia como um processo inflamatório, mediante a isso surgem as linhas vermelhas – chamadas de estrias rubras. Com o tempo, tornam-se brancas, sendo denominadas de estrias albas. Felizmente, não causam dores ou sintomas físicos.

Fatores que ocasionam as estrias?

  • Efeito sanfona (engordar e emagrecer de forma rápida e periódica)
  • Desenvolvimento acelerado durante a adolescência
  • Crescimento rápido de músculos
  • Gestação
  • Ressecamento da pele, provocado pelo excesso de sol ou por banhos muito quentes
  • Hereditariedade
  • Uso de medicamentos contínuos, como cortisona

Principais dicas que auxiliam na prevenção das temidas estrias:

Mantenha uma alimentação balanceada

Manter uma boa alimentação é essencial, pois ela se traduz na aparência da pele. Escape dos doces em excesso: eles causam um processo chamado glicação, de modo que a molécula de glicose se liga a uma de proteína, comprometendo toda a tonicidade da pele e levando à formação de rugas e acarretando a perda de elasticidade, aumentando a probabilidade do surgimento das estrias.

Invista em uma alimentação correta

Existem alimentos que ajudam a evitar as estrias, principalmente os que contêm vitamina C, como laranja, acerola e damasco.

A hidratação da pele é essencial

No mínimo, hidrate a pele duas vezes ao dia com bons hidratantes, de preferência recomendados por um profissional capacitado. É aconselhado também o uso de óleos à base de semente de uva, macadâmia, amêndoas e rosa.

Evite a oscilação de peso

O efeito-sanfona contribui bastante para o estiramento da pele. Em casos de gestação, cuidados específicos podem preservar a pele livre de estrias nesse período: utilize cremes adaptados e mantenha uma alimentação saudável, prevenindo o ganho de peso desnecessário.

Pratique atividade física

É importante ter o hábito de praticar exercícios físicos, pois eles também ajudam a manter a pele firme, evitando as estrias.

Faça massagens

Massagens localizadas ajudam a prevenir e também a combater as indesejáveis estrias. A mais recomendada é a drenagem linfática, que melhora bastante a circulação da área.

Beba água

A água auxilia a manter o corpo e a pele hidratados, evitando rupturas no tecido.

Nutrientes que auxiliam na prevenção das estrias

  • Vitamina C
  • Zinco
  • Vitamina B5
  • Vitamina E
  • Silício

Tratamentos para combater as estrias?

Carboxiterapia é um procedimento bastante indicado para a melhora das estrias. É um método em que se aplicam várias injeções de CO2 diretamente nas estrias, o que possibilita o aumento da circulação sanguínea da região, eliminando-as de maneira gradual.

Peeling de ácido retinóico usado na concentração ideal pode ser aplicado diretamente no local, viabilizando a retirada de células mortas e a estimulação da produção do colágeno.

Microagulhamento faz o uso de micro agulhas de 1 a 2 mm para ajudar na penetração de produtos cosméticos em uma região específica da pele, o que estimula de forma natural a regeneração da pele, a produção de colágeno, de elastina e de ácido hialurônico.

Existem diversas formas de conseguir o corpo desejado, uma delas é ter o hábito de cuidar da saúde diariamente, incluindo na rotina uma boa alimentação, exercícios e outras práticas das quais falamos um pouco mais acima. Os procedimentos estéticos e cirurgias plásticas também são ótimas opções para quem procura melhorar a autoestima. A Dra. Beatriz Medina realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro e, em conjunto com fisioterapeutas e enfermeiras, também oferece procedimentos estéticos em seus consultórios na Barra da Tijuca e em Niterói. Agende uma consulta.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp