Notícias
Mulher de touca e casaco acariciando rosto | Cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno

Os cuidados com a pele no inverno são extremamente necessários para manter a saúde do órgão mais extenso do corpo humano. Com a queda da umidade do ar e com temperaturas mais amenas, o corpo humano não transpira tanto como acontece durante o período primavera/verão, por exemplo.

O resultado dessa combinação de fatores típicos do inverno é a pele seca. No frio, nosso banho costuma ser mais quente e mais demorado, o que ajuda a remover a oleosidade natural da pele, aumentando ainda mais o aspecto de pele ressecada, já que os lipídios — que são responsáveis por manter a umidade — são removidos com a água aquecida.

Quando falamos de cuidados com a pele no inverno, não estamos tratando apenas da pele do corpo, já que a pele do rosto também é muito importante. No inverno, muitas pessoas ficam com a pele do corpo bastante ressecada, com uma aparência esbranquiçada. Isso ocorre por conta da desnaturação de proteínas.

Diversos cuidados com a pele no inverno devem ser tomados, segue algumas sugestões importantes para os pacientes:

  • realizar a hidratação profunda da pele;
  • escolher alimentos saudáveis, fontes de nutrientes importantes para a saúde da pele, como vitaminas e antioxidantes;
  • utilizar filtro solar.

Importância dos alimentos para os cuidados com a pele no inverno

Para manter a saúde da pele durante o inverno, é essencial escolher alimentos que sejam fontes de fibras, vitaminas e minerais. Por isso, frutas, legumes e verduras devem estar no cardápio de todas as pessoas, já que eles são importantes para neutralizar os radicais livres que prejudicam a saúde.

Nessa dieta, também é importante colocar os alimentos ricos em vitamina C, tais como limão, laranja e morango. Já vegetais, como cenoura e repolho, também são excelentes para a pele.

Uma ótima fonte de isoflavonas, substância que ajuda a pele a não ficar ressecada e que aumenta a elasticidade, é a soja. Alguns grãos também são excelentes antioxidantes, entre eles, amêndoas, castanhas e nozes, que, além de fazerem bem, são extremamente saborosos.

Beba bastante líquido

Uma dica muito importante da Dra. Beatriz Medina para os pacientes é que seja feita a ingestão de líquidos em abundância, principalmente água, indispensável para manter a pele hidratada. A água age diretamente nas células da pele, aumentando a maciez e auxiliando bastante na elasticidade. Outras fontes de água são os chás, muito bem-vindos em épocas mais frias do ano. O ideal é ingerir pelo menos 2 litros de líquidos por dia.

Aproveite para fazer alguns tratamentos

No inverno, a nossa exposição ao sol diminui bastante. Por isso, essa é a época mais adequada para fazer tratamentos como lasers, peeling e outros procedimentos nos quais o paciente deve se proteger do sol para obter bons resultados.

Tome bastante cuidado com doenças de inverno

A pele ressecada pode provocar algumas doenças. Além de cuidar para manter a pele hidratada e protegida contra as baixas temperaturas, é muito importante procurar um médico no caso dos sintomas abaixo:

  • Pele descamada, com aumento da oleosidade e prurido, principalmente em áreas de pelo e cabelo, pois isso pode sinalizar dermatite seborreica;
  • Coceira, lesões na pele, principalmente na área da face, membros e troncos, com aspecto avermelhado e descamação podem ser sintomas de dermatite atópica, que também pode ser comum em áreas com dobras, como braços, joelhos e pescoço.

O médico deve ser procurado caso você note qualquer alteração na pele.

O que deve ser feito para manter a pele bonita durante o inverno?

  • Faça a ingestão de pelo menos 2 litros de água todos os dias
  • Passe filtro solar ao menos 2 vezes ao dia
  • Não tome banho muito quente
  • Evite esfregar a pele com bucha áspera para não remover a proteção natural lipídica que nossa pele apresenta.
  • Passe creme hidratante depois do banho
  • Faça tratamentos estéticos que apresentem melhores resultados durante o inverno
  • Se você tem pele acneica, procure um médico para iniciar um tratamento.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp