Notícias
abdomem feminino com riscos a caneta | Cuidados no pós-operatório da abdominoplastia

Cuidados no pós-operatório da abdominoplastia

Já fez ou está pensando em fazer a cirurgia de abdominoplastia ? A remoção do excesso de pele na região abdominal é muito procurada por mulheres após a gestação, além de homens e mulheres que estão com a pele flácida porque emagreceram muito rápido.

No procedimento, a diástase da musculatura reto-abdominal também é corrigida com fios cirúrgicos próprios para aproximar as bordas musculares que ficaram afastadas e que são responsáveis pela aparência alargada do abdômen.

Na cirurgia, também é feito um procedimento chamado de onfaloplastia, uma cirurgia plástica feita na região do umbigo, que fica preso aos músculos abdominais. O excesso de pele que fica ao redor é removido. Depois, a Dra. Beatriz Medina faz uma abertura nova, que permite que o umbigo fique visível novamente.

Somente depois que tudo isso é feito, vem a fase dos cuidados no pós-operatório da abdominoplastia, uma etapa muito importante para a recuperação do paciente e que pode afetar diversos aspectos do cotidiano por um tempo, como dirigir, dormir, andar, entre outras atividades.

Como são os primeiros momentos logo depois da abdominoplastia?

A abdominoplastia causa pouca dor. Na verdade, gera apenas um desconforto, principalmente nos primeiros 5 dias, quando o paciente deverá tomar mais cuidado para deitar e levantar, além de administrar, conforme orientação médica, todos os remédios necessários.

Para tomar banho nos primeiros dias, o processo é um pouco mais demorado, já que a insegurança e a dor costumam deixar os pacientes um pouco temerosos. Por isso, a orientação é fazer tudo bem lentamente. Em geral, é preciso esperar 2 dias antes do primeiro banho!

Como abrir as cintas depois da abdominoplastia?

Para abrir as cintas cirúrgicas, os pacientes vão precisar da ajuda de alguém, normalmente da família. As etapas são as seguintes:

  • remoção das malhas e curativos;
  • esperar cerca de 10 minutos deitado;
  • esperar mais 10 minutos, só que desta vez sentado;
  • ir para o banho.

Se possível, tome os primeiros banhos com o apoio de uma cadeira plástica e com chuveirinho. Sentir segurança é fundamental. Tome todas as providências para evitar quedas no banheiro. Terminou o banho? É só colocar a cinta e os curativos novamente.

Cuidados com o umbigo

A região do umbigo fica exposta, inclusive os pontos. Os cuidados a mais antes do banho são necessários nessa região, principalmente com a remoção do curativo.

Na hora do banho, deixe molhar bastante a região do umbigo. Depois, com muito cuidado, utilize um cotonete para fazer a higienização da área.

Normalmente, nessa região, recomenda-se o uso de uma pomada antibiótica, para evitar qualquer risco de infecção, principalmente na área interna do umbigo. O curativo deve ser fechado com gaze e micropore.

Muito cuidado na hora de deitar

Os pacientes que fizeram abdominoplastia devem ter muita atenção na hora de deitar. Essa é uma das principais recomendações nos cuidados pós-operatórios da abdominoplastia, já que o paciente acaba forçando a musculatura da área reto-abdominal que acabara de ser corrigida no processo cirúrgico.

É recomendado manter os travesseiros na posição correta antes de ir para a cama, sentar-se na beira da cama, depois fazer apoio com os braços e deitar na posição lateral. Em seguida, o paciente deve se acomodar na posição de barriga para cima, com um travesseiro debaixo das pernas.

Para se sentir mais confortável, a sugestão é colocar travesseiros mais grossos debaixo da área do joelho. Na primeira semana de cuidados pós-operatório da abdominoplastia, a recomendação é que os pacientes prefiram dormir sozinhos. Assim, se sentem mais seguros e conseguem repousar melhor.

Para dirigir, não tem segredo. Depois de 14 dias de recuperação, os pacientes já podem ser liberados para pegar o carro, desde que seja um veículo ao qual já estejam adaptados.

E claro, é importantíssimo voltar às consultas médicas marcadas com a Dra. Beatriz Medina para ser avaliado e receber outras orientações dos cuidados pós-operatórios para abdominoplastia.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp