Notícias
Mulher se cobrindo com toalha após cirurgia

Cuidados pré e pós-operatório de ninfoplastia

O fundamental para qualquer cirurgia é ter procedimentos pré e pós-operatórios, e, no caso de cirurgias íntimas, esse padrão é mantido rigorosamente. Com isso, os cuidados antes e depois da operação de ninfoplastia necessitam de atenção especial, visando uma cirurgia sem complicações e uma ótima recuperação.

Uma das principais causas que levam as mulheres a buscarem a cirurgia de ninfoplastia é a baixa autoestima. No entanto, a ninfoplastia pode ser buscada por outros fatores, como dores durante as relações sexuais ou incômodos para urinar.

Pré-Operatório – Ninfoplastia

Os principais cuidados são:

  • Evitar medicamentos que possam comprometer a coagulação do sangue;
  • Marcar a cirurgia fora do período menstrual, pois facilita a higienização e cicatrização;
  • Evitar ingerir álcool ou fumar;
  • Ao possuir qualquer tipo de sintoma diferente (febre, gripe, infecções), informar ao médico responsável pela cirurgia;
  • Em casos de atraso menstrual, informar ao médico para possíveis verificações.

Pós-Operatório – Ninfoplastia

A principal preocupação com a etapa pós-operatória da ninfoplastia é a dor. No entanto, na maioria dos casos, os resultados são excelentes, e as pacientes não apresentam nenhum incômodo. De qualquer forma, existem alguns pequenos detalhes que precisam ser levados em conta no processo de recuperação.

Dentre estes processos, o primeiro da lista é o repouso por até três dias. Outras recomendações:

  • Mantenha a região higienizada para uma melhor cicatrização;
  • Evite exercícios físicos por quinze a vinte dias;
  • Em casos de dores ou desconfortos, o ideal é utilizar medicamentos analgésicos;
  • Apesar de ser uma cirurgia simples, a recomendação para uma próxima relação sexual com segurança é a partir de vinte a trinta dias.

Precauções

Tomar cuidado nunca é demais, ainda mais nos casos de complicações, infecções ou dores. O ideal é sempre procurar auxílio médico antes de se medicar. No entanto, é extremamente importante tomar as devidas precauções nos períodos pré e pós-operatório da cirurgia de ninfoplastia.

No dia da cirurgia, podem ser listadas algumas precauções como:

  • Não portar joias no centro cirúrgico, pois podem atrapalhar no processo;
  • Evitar tomar qualquer medicamento fora da prescrição médica.

Medicamentos

Os medicamentos devem ser consumidos em casos de dores na região operada.. Vale lembrar que o correto é sempre buscar a opinião de um especialista e tomar os medicamentos de acordo com a prescrição.

Ansiedade

Muitas pacientes após a cirurgia podem ter a ansiedade de tirar os curativos e verificar os resultados da cirurgia. No entanto, pular a etapa de cicatrização pode ser arriscado e prejudicar o resultado final.

Autoestima

Como era de se esperar, a autoestima das mulheres após o processo cirúrgico é elevada, tendo melhores resultados na performance sexual, além da facilidade de urinar sem ter incômodos.

Pesquisas indicam que cerca de 98% das mulheres que fazem a cirurgia de ninfoplastia gostam dos resultados e recomendam para as companheiras que possuem o mesmo problema.

Especialista

Mesmo seguindo perfeitamente todos os procedimentos de preparo e cuidados após a operação, é muito importante lembrar da escolha de um profissional de confiança e que possua experiência no ramo. Com isso, você conseguirá garantir uma cirurgia tranquila e sem preocupações sobre o conhecimento técnico do médico escolhido.

A Dra. Beatriz Medina é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e realiza tanto a ninfoplastia quanto outras cirurgias plásticas no Rio de Janeiro, em seus consultórios na Barra da Tijuca e em Niterói.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp