Notícias
Mulher realizando tratamento estético | Dicas e Cuidados Pós-Tratamentos Estéticos

Dicas e Cuidados Pós-Tratamentos Estéticos

Depois de fazer um tratamento estético, seja ele qual for, é essencial realizar uma série de cuidados especiais. São eles que irão garantir o bom resultado do procedimento e impedir qualquer risco.

Para auxiliar quem passou por um procedimento, citamos abaixo os principais cuidados pós-tratamento estético e destacamos a importância de cada um deles para o paciente.

Cuidados importantes depois de um tratamento estético

Alimentação

Um dos cuidados mais fundamentais para um paciente que passou por um procedimento estético é a sua alimentação. É essencial atentar-se à dieta e ficar alerta quanto aos produtos que pode ou não consumir.

Normalmente, é indicado que o paciente evite alimentos com alto teor de sódio, além de também não poder ingerir enlatados, como sardinha e milho, ou embutidos, como salsicha e presunto, uma vez que essas opções são ricas em conservantes.

O paciente que ingere esses alimentos acaba tendo uma alta retenção de líquidos, ou seja, seu corpo fica inchado e a cicatrização demora muito mais do que o esperado e desejado.

Quanto aos alimentos indicados para consumo, o recomendado é recorrer a produtos que sejam fonte de vitamina C, como brócolis, pimentão, tomate e as frutas cítricas, como morango, kiwi e laranja.

Consumo de água

Além da alimentação mais regrada, também é muito importante ingerir uma quantidade alta de água mineral todos os dias, chegando a, pelo menos, 2 litros.

Esse consumo é fundamental para o corpo não reter líquido, mas também para que o paciente não sofra com o intestino preso e acabe tendo uma constipação indesejada.

Proteção contra o sol

Os raios solares também são inimigos de quem passou por um tratamento estético. Dependendo da exposição, pode ocorrer manchas ou feridas na pele do paciente.

Por esse motivo, os médicos pedem que a pessoa se proteja depois de um tratamento. É essencial usar a proteção adequada que é de, no mínimo, FPS 30, chegando a valores mais altos quando a pele é muito clara e sensível.

Mas mesmo com os protetores solares devidamente usados, não é indicado ficar exposto ao sol continuamente depois de tratamentos estéticos.

Exercícios físicos pós-tratamento estético

A atividade física é extremamente importante para todas as pessoas, mas depois de um tratamento estético, ela não é tão indicada, uma vez que o impacto pode acabar agravando o quadro de uma pessoa que acabou de ser operada.

Em muitos casos, após o procedimento é recomendado alguns dias de repouso absoluto e, só depois desse tempo, é que o paciente pode ir voltando à sua rotina de treinos, mas muito levemente, fazendo só os exercícios que forem liberados pelo seu médico.

Outros tratamentos estéticos

Depois de fazer um procedimento, o paciente precisa ficar atento às recomendações médicas, uma vez que muitas cirurgias requerem um acompanhamento especial, como a realização de drenagem linfática pós-operatória, por exemplo.

Também é válido conversar com pessoas que já fizeram o procedimento que será realizado no paciente. Eles poderão contar o que deu certo ou não no pós-operatório.

Converse e siga as instruções do médico

Acima de tudo e de qualquer dica, siga tudo o que for indicado pelo médico. Só ele saberá o que é melhor para cada caso. Ele é o profissional que está apto a orientar o paciente e sanar todas as suas dúvidas sobre o momento de recuperação.

Também é necessário lembrar que o cumprimento do pós-tratamento estético é muito benéfico, devolve a rotina logo ao paciente e impede uma série de ocorrências. Em contrapartida, aqueles que não seguem esse processo com cautela podem acabar sofrendo com sintomas indesejados, como dificuldades de cicatrização ou manchas e queloides. Siga as instruções do médico!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp