Notícias
Médico mostrando prótese de silicone ao paciente | Mitos e verdades sobre o silicone

Mitos e verdades sobre o silicone

Muitas mulheres encontram no silicone uma solução para melhorar a autoestima. E seja em casos de necessidade, como em mamoplastia reconstrutiva pós-mastectomia, ou apenas para aumento ou diminuição, sempre existem dúvidas a respeito do procedimento para colocar o silicone, trocar a prótese, a segurança e muito mais.

As cirurgias de mama estão entre as mais procuradas pelas mulheres nos consultórios de cirurgia plástica, mas quem já realizou ou pensa em realizar esse tipo de procedimento muitas vezes tem dúvida, e o excesso de duvidas pode assustar.

Mitos e verdades sobre as próteses de silicone

É verdade que a prótese de silicone afeta a amamentação?

É um mito. As próteses de silicone não interferem em nada na amamentação, uma vez que o silicone é colocado por baixo dos ductos mamários; e eles são os responsáveis pelo transporte do leite materno até os mamilos.

O silicone tem prazo de validade?

Verdade. A maioria das próteses tem duração de 10 a 20 anos. Portanto há a necessidade de um acompanhamento médico anual. Depois de 10 anos, o acompanhamento deve ser criterioso para que o médico avalie a possibilidade de troca da prótese.

Bebida alcoólica prejudica a cicatrização?

Verdade. O consumo da bebida alcoólica prejudica tanto antes quanto depois da cirurgia; antes, porque pode comprometer a eficácia dos medicamentos no decorrer da cirurgia; e depois, por causa dos medicamentos do pós-operatório. Portanto, é recomendável que o paciente fique longe de bebidas alcoólicas 30 dias antes da cirurgia e durante todo o processo de cicatrização.

Quem tem próteses de silicone fica mais propenso a ter câncer de mama?

É um mito. O silicone não pode causar câncer de mama.

Os seios perdem a sensibilidade depois da colocação das próteses de silicone?

É um mito. Pode acontecer de, nos primeiros dias após o procedimento, a sensibilidade ficar um pouco alterada, mas com o tempo ela volta ao normal.

Há necessidade de se fazer vários exames antes de colocar as próteses?

Como toda cirurgia, deve-se fazer vários exames pré-operatórios, como o exame de sangue, ultrassonografia das mamas, eletrocardiograma etc.

O silicone pode estourar?

Apesar de ser muito raro, isso pode acontecer caso haja um impacto muito grande, ou traumas muito fortes como acidentes automobilísticos graves.

Diabéticas podem colocar as próteses?

Pessoas diabéticas, desde que estejam com a doença controlada, podem se submeter à cirurgia como qualquer outra pessoa.

Há contraindicação em expor os seios aos raios solares logo depois da cirurgia?

Sim, pois a exposição ao sol pode manchar o local da cicatrização.

Vale ressaltar que mesmo com a prótese de silicone, as mamas ainda podem cair com o passar do tempo, de acordo com a elasticidade da pele e da glândula mamária da mulher, já que o silicone não tem a mesma característica da glândula.

Contar com um profissional de cirurgia plástica de confiança é um grande passo para o sucesso da cirurgia. A Dra. Beatriz Medina é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro, em seus consultórios na Barra da Tijuca e em Niterói.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp