Notícias
Paciente ao lado da médica sorrindo | Ninfoplastia: saiba mais sobre a cirurgia

Ninfoplastia: saiba mais sobre a cirurgia

A ninfoplastia ou labioplastia é uma cirurgia que visa diminuir o tamanho dos pequenos lábios vaginais. O Brasil, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética , é o país que figura no topo do ranking de ninfoplastias, e o aumento significativo ao longo dos anos demonstra a tendência da popularização desse procedimento.

Qual é a função dos lábios vaginais?

Os lábios vaginais menores têm a função de proteger a vagina e direcionar o jato de urina durante o período de micção. Portanto, devido à importância biológica desta parte do corpo, é necessário que se especifique qual é o público-alvo do procedimento de ninfoplastia, para que não ocorram erros no processo de tomada de decisão da cirurgia.

Quem busca a ninfoplastia?

Trata-se de um procedimento íntimo, indicado para mulheres que têm os pequenos lábios vaginais assimétricos ou hipertrofiados. Nesses casos, há uma projeção dos lábios para fora, podendo causar desconforto durante as relações sexuais e prejudicar a vida íntima da mulher. Além disso, há também a questão da autoestima da paciente, que pode ficar bastante abalada.

Em primeiro lugar, é necessário um diagnóstico do médico. A partir disso, a paciente já pode marcar sua cirurgia, quando será aplicada uma anestesia local, podendo ter sedação.

Como é o procedimento?

A cirurgia em si costuma demorar por volta de 40 minutos a uma hora, e consiste em retirar o excesso de pele da região e depois realizar a suturação, que é feita de pontos absorvíveis. Ou seja, não há a necessidade de retirar esses pontos.

Efeitos colaterais possíveis são inchaço na região e alteração da sensibilidade, sendo ambos apenas temporários. Caso não ocorra uma melhora em aproximadamente 15 dias, recomenda-se procurar um médico para analisar a situação.

A recuperação da ninfoplastia

Deve-se ficar em máximo repouso por aproximadamente três dias. Após esse prazo, pode-se voltar ao trabalho, porém atividades físicas ainda devem ser evitadas por cerca de 21 dias, e atividades sexuais devem ser evitadas também durante pelo menos 30 dias após a cirurgia.

Os resultados da operação aparecem geralmente dois meses depois, mas o amadurecimento da cicatriz e os resultados finais só surgem após seis meses. A cicatriz tende a ficar praticamente invisível.

O procedimento de ninfoplastia pode ser combinado com outros ajustes cirúrgicos na mesma região, como a redução do Monte de Vênus (nome dado à região pubiana), frequentemente realizada pelos mesmos motivos estéticos da ninfoplastia.

Ninfoplastia com a Dra. Beatriz Medina

Para quem tem interesse em realizar a ninfoplastia, é fundamental o acompanhamento de um cirurgião plástico de confiança, antes mesmo da cirurgia. A Dra. Beatriz Medina é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro , atendendo em seus consultórios na Barra da Tijuca e Niterói. Agende sua consulta!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp