Notícias
Médica com as mãos sobre o rosto da paciente| Tudo que você precisa saber sobre cirurgia plástica facial

Tudo que você precisa saber sobre cirurgia plástica facial

Existem diversos tipos de cirurgia plástica facial. O procedimento pode ser feito por motivações estéticas ou de saúde, porém o mais comum é que esses dois motivos se misturem. Quem nunca teve sua autoestima afetada por algum detalhe no rosto que gostaria de mudar? Para lidar com isso, existem diversos procedimentos cirúrgicos.

Cirurgia de pálpebra

A blefaroplastia é uma cirurgia realizada nas pálpebras, que visa corrigir a
aparência cansada que surge com o tempo. Ela pode ser feita nas pálpebras superiores, inferiores, ou mesmo em ambas, e tem como objetivo clínico corrigir a flacidez e diminuir as rugas na região. Desse modo, o resultado será um rejuvenescimento da região, evitando a formação de bolsas de gordura.

Quanto tempo dura uma cirurgia plástica de pálpebra?

A duração da cirurgia é de aproximadamente 100 minutos e as cicatrizes decorrentes tendem a ficar praticamente invisíveis por conta da espessura das pálpebras.
De forma geral, o pós-operatório dessa cirurgia tende a não ser doloroso e o inchaço, chamado edema, é variável, começando a diminuir em aproximadamente 72 horas.

Recuperação

A alta costuma ser dada no mesmo dia da operação. Para a recuperação, é indicado que se coloque compressas embebidas em soro fisiológico gelado sobre os olhos, e deve-se também evitar dormir lateralmente, evitar o sol por aproximadamente 90 dias e realizar drenagem linfática.

Rinoplastia

Outra cirurgia importante de ser mencionada aqui é a rinoplastia, a cirurgia plástica que busca remodelar o nariz, promovendo mudanças estéticas, mas que também auxilia na resolução de problemas respiratórios, dependendo do caso.

Existem dois tipos de rinoplastia, a aberta e a fechada. A diferença é que, na fechada, o cirurgião opera sem abrir a columela (aquela pele que conecta os dois lados do nariz).

A duração da cirurgia varia entre uma hora e meia e duas horas e meia, gerando uma discreta ou mesmo imperceptível cicatriz.

Cuidados e recuperação após a Rinoplastia

A recuperação também varia, mas é comum que apareçam edemas e hematomas ao redor dos olhos. Para ajudar no processo de recuperação, é comum colocar splints nasais, que são pequenos tubos de silicone, bem como curativos externos. Deve-se evitar também a exposição ao sol e a lugares úmidos

Bichectomia

Já a bichectomia é um procedimento cirúrgico intra oral, onde o cirurgião remove o tecido gorduroso da bochecha, conhecido como as bolas de Bichat.

Essa operação pode ser realizada com anestesia local ou geral e, durante o procedimento, é feito um corte de um a dois centímetros na parte interior da bochecha, por onde a gordura será retirada.

Pós-operatório e cuidados

O pós-operatório é relativamente simples, recomendando-se o repouso de 24 horas após o procedimento. É ideal utilizar gelo no local pelo maior tempo possível para diminuir o inchaço. Geralmente, não há cicatriz evidente, já que a incisão é dentro da bochecha.

Durante a operação, existe o risco de lesão no canal salivar ou pode-se afetar um dos nervos faciais, caso ela não seja feita por um profissional qualificado.

Otoplastia

A otoplastia é um procedimento cirúrgico comum que trata da remodelação das orelhas para corrigir a popular “orelha de abano”.

Recuperação e cuidados após a cirurgia facial de otoplastia

O pós-operatório dessa cirurgia é bastante simples, e o paciente costuma receber alta no mesmo dia. Deve-se evitar o sol, a friagem e o vento por cerca de 60 dias.

O cuidado para não receber traumas no local deve ser redobrado; deve-se usar a faixa de otoplastia para auxiliar na recuperação, e a movimentação deve ficar restrita nos primeiro 4 ou 5 dias. Depois disso, deve-se evitar a prática de exercícios físicos por cerca de dois meses.

Lifting Facial

Outra cirurgia plástica bastante famosa é o lifting facial, um procedimento cirúrgico que tem como objetivo o rejuvenescimento, eliminando rugas, diminuindo a flacidez e removendo o excesso de pele.

Existem muitos tipos de lifting facial, para cada tipo de objetivo do paciente.

Contraindicações

As contraindicações para esse procedimento cirúrgico são o histórico de doenças, uma idade muito avançada ou ser muito jovem.

Como é realizado o procedimento de Lifting Facial?

É feito por meio de cortes que buscam remodelar os tecidos presentes abaixo da pele, realizado geralmente com anestesia local. A cirurgia dura, em média, de duas a três horas. Após, é colocada uma bandagem em volta do rosto para ajudar a aliviar o inchaço.

Recomendações e cuidados após o Lifting Facial

Indica-se que nos três primeiros dias o repouso seja total, evitando-se movimentos bruscos e contato com o sol durante aproximadamente três meses.
A drenagem linfática também é indicada como procedimento pós-cirúrgico.

Cirurgia de correção do excesso de pele no pescoço

Não podemos deixar de falar sobre a cirurgia da papada, procedimento em que se retira a gordura da região popularmente conhecida como papo, logo abaixo do queixo. Parecida com o lifting facial, essa cirurgia é feita por meio de uma incisão pequena na região do pescoço, por onde a gordura será retirada.

Cuidados antes e após a cirurgia de retirada de pele do pescoço

Para realizar a operação, deve-se evitar pintar o cabelo dois dias antes da cirurgia, não ingerir alimentos pesados ou bebidas alcoólicas um dia antes e fazer um jejum de 8 horas antes do procedimento.

No pós-operatório, é necessário o uso de um modelador por cerca de 30 dias. Além de não poder fazer esforço físico no dia da cirurgia, sugere-se dormir apenas de barriga para cima nos próximos 30 dias.

Nos primeiros dias, é ideal evitar alimentos duros, usar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e fumar. Recomenda-se fazer drenagens na região operada.

Para realização de qualquer procedimento cirúrgico e estético, é ideal procurar um profissional de confiança e especializado.

A Dra. Beatriz Medina é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro, em seus consultórios na Barra da Tijuca e em Niterói.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp